PORQUE
SIM
Ler nos dias de hoje
2 de Março de 2014, 0:03
Em (...) sessão numa escola, a escritora Alice Vieira colocou bem a questão: não
são os filhos que lêem pouco, são os pais que não lêem nada (cito de cor). Tem
toda a razão: foi a geração que tem agora os filhos a estudar que quase deixou
de ler. As razões são várias: vida quotidiana centrada no trabalho e não na
casa e na família, livros de preço elevado, campanhas publicitárias de promoção
da “leitura fácil” e do livro “que se lê bem”, crescente influência da
televisão e agora da Internet, falta de apoio às livrarias que vemos fechar todas
as semanas, ausência de leitura partilhada por várias gerações em casa e na
escola, entre outras causas.
O Plano Nacional de Leitura e a escolha de livros com a menção
Ler+ (por vezes em selecção discutível), bem como o apoio às bibliotecas
escolares, pretenderam combater a situação. Foi feito um esforço meritório e
alguns resultados foram obtidos: podemos afirmar com segurança que muitas
crianças e jovens começaram a ler a partir de uma sessão na escola ou de um
encontro com o escritor numa Feira do Livro. O resultado global, no entanto, é
desolador: numa


